"Capitão, traçando rota para Lógica de Programação..."
Definindo "Lógica"
Quando usamos o termo 'lógica', geralmente estamos nos referindo a algo coerente, racional.Podemos dizer que a lógica é a 'correção do pensamento', uma vez que uma de suas preocupações é determinar quais operações são válidas e quais não são, fazendo análise das formas e leis do pensamento.
Sendo o raciocínio a forma mais complexa do pensamento, podemos dizer então que a lógica estuda a 'correção do raciocínio'. Ainda podemos dizer que a lógica tem em vista a 'ordem da razão'. Isso dá a entender que a razão pode funcionar desordenadamente. Daí concluímos que a lógica estuda e ensina a colocar 'ordem no pensamento'.
Então, enquanto falamos, escrevemos ou tomamos atitudes, estamos expressando nossos pensamentos. Se quisermos ser bem sucedidos precisamos colocar ordem no pensamento, ou seja, utilizar a lógica.
Lógica de Programação
Significa o uso correto das leis do pensamento, da 'ordem da razão' e de processo de raciocínio e simbolização formais na programação de computadores, objetivando a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar.O raciocínio é algo abstrato, intangível. Os seres humanos têm a capacidade de expressá-lo através da palavra falada e escrita, que por sua vez se baseia em um determinado idioma, que segue uma série de padrões (gramática). Um mesmo raciocínio pode ser expresso em qualquer um dos inúmeros idiomas existentes, mas continuará representando o mesmo raciocínio, usando apenas uma outra convenção.
Algo similar ocorre com a Lógica de Programação, que pode ser concebida pela mente treinada e pode ser representada em qualquer uma das inúmeras linguagens de programação existentes. Essas, por sua vez, são muito atreladas a uma grande diversidade de detalhes computacionais, que pouco têm a ver com o raciocínio original. Para escapar dessa torre de Babel e, ao mesmo tempo, representar mais fielmente o raciocínio da Lógica de Programação, utilizamos os Algoritmos.
Falaremos sobre Algoritmos mais adiante.
Até a próxima transmissão....
Fonte: Forbellone, André Luiz Villar. Lógica de Programação: A construção de algoritmos e estruturas de dados. 3ª ed - São Paulo, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário