sábado, 16 de maio de 2015

Introdução a Algoritmos

Olá tripulantes, bem vindos! Bem, vamos embarcar em uma viagem na direção ao estudo e análise de algoritmos. Especificaremos este tema em algumas vertentes, como Noções de algoritmos, Projetos e Estrutura de dados. Como foi apresentado anteriormente, utilizaremos o Bitcoin como ferramenta de demonstração da estruturação de algoritmos. Mas isso ficará para as próximas viagens.
Antes de tudo, você sabe o que é um algoritmo?

Conceito de Algoritmo

Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.

 Algoritmo Computacional

O algoritmo computacional se estende dessa ideia. É um programa que realiza procedimentos para solucionar um problema.

A diferença está na forma que isso deve ser feito. Algoritmos computacionais usam estruturas que ajudam o processador a chegar a um determinado resultado. Ou seja, o programador tem que realmente expressar como chegar ao resultado passo-a-passo, pois não existe o óbvio para o computador.


Para isso, define-se que para criar um algoritmo (programa) é apenas necessário três estruturas:
  • Estrutura de procedimento
  • Estrutura seletiva
  • Estrutura repetitiva

E, para isso, podemos também usar alguns paradigmas dos dias atuais, como a programação orientada a eventos e a programação orientada a objetos.
           
Fontes: Tiexpert.com & Tecmundo.com

2 comentários:

  1. Gostei da forma como o texto foi escrito, mas senti falta de exemplos... o que seriam estas estruturas necessárias para criar um algoritmo? Acho que com um exemplo ficaria mais claro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, tudo bom? Esta apresentação serve apenas como uma introdução básica, mas mesmo assim, resolvi citar algumas estruturas de algoritmos que serão exploradas futuramente. Estas estruturas são tratadas como as diversas formas que podemos manipular a codificação de um Algoritmo, com o objetivo de procurar o resultado e a funcionalidade esperada. Por exemplo, as estruturas seletiva e repetitiva possuem uma relação próxima, pois ambas se utilizam de comandos Looping, como: If, Else, While entre outros. deixo aqui uma referência que analisa com mais detalhes a estrutura repetitiva, breve iremos explorar com mais profundidade essas estruturações.
      Referência: http://www.dicasdeprogramacao.com.br/estrutura-de-repeticao-para/

      Excluir