Olá tripulantes, bem vindos! Bem, vamos embarcar em uma viagem na direção ao estudo e análise de algoritmos. Especificaremos este tema em algumas vertentes, como Noções de algoritmos, Projetos e Estrutura de dados. Como foi apresentado anteriormente, utilizaremos o Bitcoin como ferramenta de demonstração da estruturação de algoritmos. Mas isso ficará para as próximas viagens.
Antes de tudo, você sabe o que é um algoritmo?
Conceito de Algoritmo
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.
Algoritmo Computacional
O algoritmo computacional se estende dessa ideia. É um programa que realiza procedimentos para solucionar um problema.A diferença está na forma que isso deve ser feito. Algoritmos computacionais usam estruturas que ajudam o processador a chegar a um determinado resultado. Ou seja, o programador tem que realmente expressar como chegar ao resultado passo-a-passo, pois não existe o óbvio para o computador.
Para isso, define-se que para criar um algoritmo (programa) é apenas necessário três estruturas:
- Estrutura de procedimento
- Estrutura seletiva
- Estrutura repetitiva
Fontes: Tiexpert.com & Tecmundo.com