quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Programação no Ensino fundamental


Olá pessoal! Dando continuidade a área da programação, destacaremos um tema que vem ganhando muita força, trata-se do processo de aprendizagem de algoritmos e lógica de programação nas unidades escolares. Um projeto bastante apreciativo e estimulante, tanto para as instituições, como para os alunos.

 


Esta tendência, como se pode imaginar, surgiu nos Estados Unidos, incentivada e patrocinada por grandes empresas de tecnologia e seus fundadores, entre as quais se destacam Microsoft e Facebook. Nos Estados Unidos, já há currículos e recursos desenvolvidos e destinados às diferentes idades, treinamento sendo oferecido aos professores e um eficiente trabalho de divulgação junto às autoridades educacionais e políticos. Tudo com o objetivo explícito de fomentar a incorporação da programação na vida diária dos escolares. Alguns países principalmente do leste europeu também aderiram a esta iniciativa. Na Estônia, cerca de 20 das 550 escolas foram escolhidas para participar do programa-piloto ProgeTiiger, parceria público-privada que tem como intuito “dar às crianças a oportunidade de criar” com tecnologia, algo com que elas já estão familiarizadas, segundo a idealizadora do projeto, Ave Lauringson. “Na Estônia, as crianças andam com fraldas e iPads”, disse Lauringson.


Como toda ideia ou projeto pode possuir seus prós e contras, a programação na escola originou alguns questionamentos, principalmente tratando-se do estudiosos das áreas sociais e psicológicas envolvendo a infância.
Com relação a isso, indicamos aqui, dois bons artigos, com várias opiniões de ambos os lados com relação ao tema:

  • Ciência hoje - Computação para pequenos
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2014/05/computacao-para-os-pequenos

  • Planeta sustentável - Escolas devem ensinar programação?
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/escolas-devem-ensinar-codigo-de-programacao-802600.shtml

Brasil - Letramento em programação

O Instituto Ayrton Senna tem um projeto de desenvolver o letramento em programação nas escolas públicas brasileiras, trata-se do ensino de lógica de programação e introdução a algoritmos para realização de tarefas das múltiplas matérias lecionadas no colégio. O programa piloto começou em Itatiba, interior de São Paulo, com foco nos alunos do Ensino Fundamental II. Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido em 6 escolas e impactando 90 alunos.





E por fim, aqui vai uma última indicação, trata-se do site Computação na escola, que possui várias informações, notícias e métodos de ensino da programação no ambiente escolar. segue aí!



7 comentários:

  1. Aprender a programar é de suma importância para todas as áreas, as previsões e avanços indicam que o futuro será da tecnologia. A cada dia presenciamos o crescimento dela no mundo. E nós, como estudantes, temos o dever de cumprir esse papel, crescermos juntos, incentivarmos cada vez mais e fazer por onde isso aconteça.

    No Brasil existem duas organizações que estão trabalhando para isso, a Code Club e a Programaê. Ambas possuem o disponibilizam atividades extra-curriculares gratuitas para todos os interessados.

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  2. Belo vídeo e assunto. É um tema bastante amplo e que ainda vai crescer muito! O único histórico brasileiro que temos é em escolas privadas, mas como diz no vídeo: " por que não nas escolas públicas? é lá mesmo que tem que ter". Primeiro, nem todas as escolas públicas têm infraestrutura para um laboratório de informática (ainda). Na maioria das vezes as que possuem não são de qualidade. Trocando em miúdos, precisa-se melhorar muito a infraestrutura de um colégio público para ter essas aulas. Segundo, acho que uma disciplina teórica em programação ou ciência da computação ajudaria bastante (para principiante), mas não substituindo as aulas de programação, claro. Primeiro temos que consertar a base, aliás não adiantaria ficar em cima de uma base de papelão, né?

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  3. Realmente é um tema muito importante. Preparar as pessoas desde a infância para o mundo da tecnologia que cresce a cada dia e dar a base para futuros profissionais. É claro que uma reforma na infraestrutura é necessária, mas também no currículo escolar. No Brasil há uma carência muito grande, principalmente na educação básica, que não condiz a necessidades de competências para o mundo atual. Por exemplo, assim como programação, a inclusão de disciplinas como Economia e Ética seriam de grande ajuda para uma boa formação.

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  4. A inclusão digital precisa avança cada vez mais no nosso país e nós em desenvolvimento para termos de forma significante um melhor rendimento tanto em programação como um todo na área de tecnologia

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  5. Pessoal,

    - vocês ainda não publicaram a apresentação final do seminário de vocês

    isso poderá diminuir as notas de cada um relativas às atividades dos edu-blogues..

    Façam o que falta urgentemente!

    bons caminhos,

    R

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  6. O projeto Programaê é mantido pela Fundação Lemann. Ela têm investido muito na educação da sociedade em todos os níveis e em qualquer idade. Ela também foi responsável pelos projetos de tradução para o português brasileiro dos cursos da Khan Academy e da Coursera.

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