Olá tripulantes!
Segue a apresentação dos assuntos: Introdução a Lógica de Programação e Noções de Algoritmos.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
Programação no Ensino fundamental
Olá pessoal! Dando continuidade a área da programação, destacaremos um tema que vem ganhando muita força, trata-se do processo de aprendizagem de algoritmos e lógica de programação nas unidades escolares. Um projeto bastante apreciativo e estimulante, tanto para as instituições, como para os alunos.
Esta tendência, como se pode imaginar, surgiu nos Estados Unidos, incentivada e patrocinada por grandes empresas de tecnologia e seus fundadores, entre as quais se destacam Microsoft e Facebook. Nos Estados Unidos, já há currículos e recursos desenvolvidos e destinados às diferentes idades, treinamento sendo oferecido aos professores e um eficiente trabalho de divulgação junto às autoridades educacionais e políticos. Tudo com o objetivo explícito de fomentar a incorporação da programação na vida diária dos escolares. Alguns países principalmente do leste europeu também aderiram a esta iniciativa. Na Estônia, cerca de 20 das 550 escolas foram escolhidas para participar do programa-piloto ProgeTiiger, parceria público-privada que tem como intuito “dar às crianças a oportunidade de criar” com tecnologia, algo com que elas já estão familiarizadas, segundo a idealizadora do projeto, Ave Lauringson. “Na Estônia, as crianças andam com fraldas e iPads”, disse Lauringson.
Como toda ideia ou projeto pode possuir seus prós e contras, a programação na escola originou alguns questionamentos, principalmente tratando-se do estudiosos das áreas sociais e psicológicas envolvendo a infância.
Com relação a isso, indicamos aqui, dois bons artigos, com várias opiniões de ambos os lados com relação ao tema:
- Ciência hoje - Computação para pequenos
- Planeta sustentável - Escolas devem ensinar programação?
Brasil - Letramento em programação
O Instituto Ayrton Senna tem um projeto de desenvolver o letramento em programação nas escolas públicas brasileiras, trata-se do ensino de lógica de programação e introdução a algoritmos para realização de tarefas das múltiplas matérias lecionadas no colégio. O programa piloto começou em Itatiba, interior de São Paulo, com foco nos alunos do Ensino Fundamental II. Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido em 6 escolas e impactando 90 alunos.
E por fim, aqui vai uma última indicação, trata-se do site Computação na escola, que possui várias informações, notícias e métodos de ensino da programação no ambiente escolar. segue aí!
Assinar:
Postagens (Atom)