sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Operações algorítmicas

Bem vindos a mais uma viagem recrutas! Dessa vez o destino são os operadores fundamentais para a construção de um algoritmo. Então vamos lá.

Operadores de um algoritmo

Esses operadores são de suma importância para muitas estruturas algorítmicas, principalmente, as estruturas base de programação como são as seletivas e de repetição.
Essas ferramentas se baseiam em tabelas chamadas de tabelas verdade, que mostram um resultado booleano (verdadeiro ou falso) de acordo com as comparações ou combinações. Os símbolos de comparações variam um pouco de linguagem para linguagem, porém as suas estruturas e suas lógicas seguem o mesmo padrão.

Aqui algumas as expressões mais comuns:

Expressões aritméticas

Utilizam-se de operadores que possuem como objetivo a execução de cálculos entre variáveis. Os operadores aritméticos com dados do tipo inteiro ou do tipo real. 



Expressões lógicas

As expressões lógicas sempre retornaram True (Verdadeiro) ou False (False). Para se montar expressões lógicas utilizamos operadores relacionais. A utilização das expressões lógicas somente serão aplicadas em termos com o mesmo tipo de dados.

Operadores relacionais

São usados para comparar duas expressões ou variáveis e retornar a comparação por verdadeira ou falsa (Valor lógico).


Operadores lógicos

Como o nome se refere, são utilizados para combinar expressões lógicas.



Fontes: Juliobattisti.com & Tiexpert.net 


 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Estruturas de um algoritmo

Saudações tripulantes! Após a demonstração conceitual de um algoritmo, iremos tratar de demonstrar a forma de estruturação do mesmo, ou seja, o "esqueleto" de um algoritmo e as suas formas mais básicas de processamento de um comando ou função.


Basicamente, todo algoritmo possui um roteiro de execução padrão. Assim como um texto dissertativo, todo algoritmo é dividido em três partes, comparadas a introdução, desenvolvimento e conclusão de uma dissertação. São elas:

                                  

Entrada de dados: Que consiste na iniciação de variáveis e na definição de valores ou informações.
Processamento dos dados: Caracterizado pela manipulação dos mesmos, através de lógicas de programação e estruturas de comandos.
Saída de dados: Que resulta em qual a função de tal algoritmo, demonstrando o seu objetivo inicial.

Estruturas chave de um algoritmo


- Estrutura Seletiva

As estruturas seletivas são uma das bases de qualquer linguagem de programação que desempenha um papel importante num algoritmo. Essa estrutura é responsável pela tomada de decisão de um programa, deixando-o mais "inteligente". As estruturas seletivas se apoiam no conceito booleano, no qual apenas dois resultados são possíveis: Verdadeiro ou falso. Geralmente, descritos com os comandos "if " e "else" em muitas linguagens de programação.


- Estrutura de repetição

Juntamente com as estruturas seletivas, as estruturas de repetição ou iteração são de crucial importância para a programação de um algoritmo.
As estruturas de repetição ou iteração nos possibilitam executar o mesmo trecho do código várias vezes seguidas, enquanto um dado critério não é satisfeito.
Essas estruturas são, comumente, dadas pelos comandos "while" ou "for". Qualquer estrutura, seja for ou while, funciona com uma variável que chamamos de sentinela. Essa variável ira ditar quando o programa deverá sair de repetição e realizar a saída de dados.



Fontes: Adsticamoes.com & Devmedia.com